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Projeto Play

28/05/2015 - Por Sabrina de Souza Duarte


No nosso dia a dia podemos observar que o ensino nas escolas públicas no país é precário. Na nossa cidade não é diferente. E há uma grande sensação em todos nós de impotência em relação à como mudar esta realidade.


Porém, temos que começar de algum lugar, com pequenas iniciativas, e é assim que nasce a ideia do Projeto Play, onde estudantes da UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) voluntariamente oferecem aulas de inglês a cerca de 60 alunos da Escola Municipal São Sebastião.


O curso de Administração da UNIFEI é voltado para o empreendedorismo, ganhou prêmios de reconhecimento na área e proporciou as mais diversas ferramentas para os alunos que desejam gerar negócios de alto impacto e inovadores. Dentro desta vertente, existe uma disciplina chamada Empreendedorismo Social, na qual o Projeto Play está inserido, que ensina a gerenciar um negócio que afete positivamente a comunidade a nossa volta.


O principal ponto da disciplina é nos fazer perceber que todos nós, pessoas comuns, podemos construir um projeto para mudar o que nos incomoda na sociedade através de parcerias, de força de vontade e de boas ideias. Além disso, é também enriquecer a experiência dos alunos na universidade, ajudando a formar pessoas capazes de agir mais do que falar.


Confira a história do nosso projeto abaixo:


Como nasceu a ideia?


Um projeto semelhante surgiu em 2013 no Bota pra Fazer. Porém foi em 2014 que o Projeto Play foi desenvolvido e começou suas atividades, durante o primeiro semestre, na matéria de Empreendedorismo Social, ministrada pela professora Andrea Mineiro, e no segundo semestre dentro da estrutura do Centro Acadêmico de Administração (CAADM). Em 2015 o projeto continua a contar com a ajuda dos voluntários do Centro Acadêmico e tem seu foco em aumentar a qualidade aproveitando as oportunidades oferecidas pela matéria de Empreendedorismo Social.


Tais oportunidades incluem, principalmente, a formação de parcerias para a melhoria do projeto. Atualmente, contamos com apoio financeiro do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental (ENEEAmb), com o CAADM, também no financiamento e voluntariado e com as escolas de inglês Synergy, que nos proporcionou um material base de qualidade para desenvolver as aulas e metodologia de ensino, e TradWorks, que ofereceu uma bolsa de estudos para um aluno no próximo semestre.


Por que um projeto social na área de Educação?


Acreditamos que a Educação é a base para uma sociedade próspera. Toda a riqueza que uma nação é capaz de gerar está intimamente ligada com a sua Educação. A qualidade de vida da população, os avanços tecnológicos, todos os aspectos intangíveis e também materiais são frutos das atividades iniciadas no campo do aprendizado. É com essa premissa que decidimos desenvolver um projeto que fosse capaz de colaborar com a Educação no Brasil.


Por que o Ensino Fundamental?


Ponto de partida para os outros anos escolares e peça chave no aprendizado e estimulo das capacidades cognitivas, é um ótimo período para começar a aprender outra língua e criar esse interesse nas crianças. Atendendo alunos do 4º e 5º ano é possível que eles tenham um melhor aproveitamento do conteúdo no futuro, pois na cidade de Itajubá o ensino de Inglês só é oferecido pela rede estadual, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.


Por que o ensino de Inglês?


O aprendizado de uma nova língua envolve o contato com diversos aspectos culturais como a música, arte, cinema, etc. O que, além de estimular a mente, amplia os horizontes. Possibilita o acesso a informação, pois grande parte do conteúdo disponível na Internet e também das publicações científicas está em Inglês. A língua também é a utilizada no mundo dos negócios e permite abrir portas no mercado de trabalho. São inúmeros os benefícios proporcionados pelo conhecimento do Inglês e através do Projeto Play pretendemos suprir a falta desse conteúdo que é dominado pelos alunos da UNIFEI.


Por que a Escola Municipal São Sebastião?


A instituição que já havia recebido o projeto nos anos anteriores, Escola Municipal Teodomiro Santiago, possui reformas estruturais previstas para este ano, o que impossibilita a ação do projeto e dos voluntários. Ao procurar outras escolas municipais da região para a aplicação e desenvolvimento do projeto, a instituição Escola Municipal São Sebastião destacou-se pelas possibilidades de atuação do Projeto Play. Os alunos do 4º e 5º ano da referida instituição possuem um espaço em sua grade curricular destinado à literatura diversificada e ensino de línguas estrangeiras, entretanto, a falta de docentes disponíveis acarreta na ausência das mesmas. Nesse contexto, a implantação do Projeto Play na referida entidade preenche uma carência da instituição.


Sabrina de Souza Duarte, Aluna do 5º período do curso de Administração da Universidade Federal de Itajubá.

 

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