07/02/2017 - Por Elaine Pereira
A Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira (ADITM), primeira associação de prefeituras no Brasil que abrange dois Estados, São Paulo e Minas Gerais, iniciou 2017 com muito trabalho e com ótimas perspectivas para este ano.
A Associação fundada em 2005, como gestora do Programa Brasil Próximo, um convênio de Cooperação Internacional entre Brasil – Itália, teve a Região da Toscana como parceira direta. Foram 10 anos de trabalho conjunto com compartilhamento das boas práticas para o desenvolvimento do Turismo. Neste período ocorreram missões técnicas de italianos ao Brasil e da equipe gestora da ADITM à Itália.
A ADITM iniciou os trabalhos, na época, com 15 prefeituras associadas, que tinham como objetivo alavancar o Território Mantiqueira no percurso de Campos do Jordão (SP) à São Lourenço (MG) e incluir as cidades do Rio de Janeiro que estão situadas na Serra da Mantiqueira.
Concluído este Programa de Cooperação Internacional, a ADITM passou a ser gerida com recursos oriundos das prefeituras conveniadas. Na Assembleia Geral, realizada em 1/2/2017, na cidade de Campos do Jordão (SP), no Flat Hotel Palazzo Reale, a prefeita de Monteiro Lobato e presidente da ADITM, Sra. Daniela de Cássia Santos Brito, apresentou aos novos gestores municipais (Prefeitos, Secretários de Turismo e Presidentes de Câmaras Municipais, eleitos no pleito de 2016), a Associação e relatou a relevância de todo trabalho ocorrido durante estes 12 anos, do destaque que a ADTIM possui em âmbito estadual, federal e internacional, demonstrando que “estamos entrando na fase da colheita dos frutos e a participação dos municípios de forma conveniada e atuante é de suma importância para a continuidade das ações em prol do Território Mantiqueira”.
Além das cidades já conveniadas, outros municípios que foram fundadores da ADITM retornam este ano à entidade para unir forças para o desenvolvimento integrado do Território. Estão conveniadas as cidades paulistas de Campos do Jordão, Monteiro Lobato e Santo Antônio do Pinhal e as mineiras: Cristina, Gonçalves, Piranguinho, Piranguçu e Pedralva. Participaram também da assembleia as cidades paulistas de São José dos Campos/São Francisco Xavier, São Bento do Sapucaí e as mineiras: Brazópolis, Carmo de Minas, Maria da Fé e Marmelópolis. A entidade está aberta a novos convênios e pretende atender a proposta original de incluir cidades fluminenses.
Segundo o prefeito de Santo Antônio do Pinhal (SP), Sr. Clodomiro Júnior, “o trabalho da ADITM é importante pois as cidades trabalhando de forma integrada atraem mais turistas que poderão passar mais tempo em nossa região, conhecendo as várias cidades que compõem o Território Mantiqueira e assim propiciam a geração de empregos e renda nestes municípios”.
A ADITM tem como objetivo promover o desenvolvimento regional integrado, com base nos princípios de sustentabilidade, com foco no potencial turístico e nos setores correlatos, como cultura, meio ambiente e ruralidade, promovendo a economia, a inclusão social e o combate à pobreza; estimular a exploração sustentável dos recursos turísticos valorizando as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações artísticas e artesanais; as obras, objetos, documentos e Patrimônio Histórico Material e Imaterial; e a preservação do meio ambiente. Para tanto conta com a implantação do Observatório de Turismo que tem como objetivo levantar e criar dados que facilitem a adoção de políticas públicas e atraia investimentos por parte de empresários e a Agência de Comunicação e Promoção que visa a difusão da região em âmbito nacional e internacional.
Nesta oportunidade foi apresentada a proposta do Observatório de Turismo do Território Mantiqueira que está sobre a gestão de Jussara Rocha e as articulações para assinatura de convênios com a Itália e Portugal; as ações previstas para a Agência de Comunicação e Promoção pela gestora Elaine Pereira, que relatou a participação em eventos pela ADITM em 2016 e os previstos para 2017, a iniciar com o WTM – World Travel Market Latin America, principal evento de Turismo a ser realizado em abril no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, no qual a ADITM estará junto com a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) divulgando nossa região e o XIV Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta Summit Território Mantiqueira), o II Encontro Latino Americano de Ecoturismo e Turismo de Aventura, e o II EDITM – Encontro de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira, que ocorrerá aqui no Território Mantiqueira, de 30/9/2017 a 03/10/2017; entre outros.
A nova diretoria administrativa da ADITM foi apresentada, tendo como presidente a Prefeita de Monteiro Lobato (SP), Sra. Daniela de Cássia Santos Brito; como vice-presidente o Prefeito de Cristina (MG), Sr. Ricardo Pereira Azevedo; como tesoureiro o Prefeito de Santo Antônio do Pinhal (SP), Sr. Clodomiro Júnior e como secretária a Chefe de Promoções da Secretaria de Turismo de Campos do Jordão (SP), a Sra. Lúcia Frozino.
O período da tarde deste dia tão produtivo trouxe o lançamento do “Movimento Destino Mantiqueira”, idealizado pelo gestor executivo da ADITM, Rodrigo Ramos. Com objetivo de agregar parceiros que já estão trabalhando no Território, este Movimento terá como meta e desafio unir forças para trabalhar o desenvolvimento da Mantiqueira, com ações que beneficiem toda a região e consolide o Território. Esta rede estará sempre aberta para novas parcerias e trabalhará de forma horizontal, integrada e colaborativa. Foram apresentados os seguintes parceiros com falas de seus representantes: Convention & Visitors Bureau de Campos do Jordão e Região que está na gestão do Circuito Turístico Mantiqueira – por Roselaine Dantas; Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas – por Ricardo Bustamante; Consórcio Mantiqueira – por Clodomiro Júnior; Slow Food Mantiqueira – por Nelson Gonçalves Júnior; IDESTUR (Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural) – por Márcia Azeredo e SENAC São Paulo – por Jorge Duarte. Estiveram presentes também representantes do SENAC de Campos do Jordão, Guaratinguetá e Taubaté.
Para a presidente da ADITM, Sra. Daniela de Cássia Santos Brito, “este movimento é importante, pois a ADITM estudou durante 10 anos como se deu o desenvolvimento turístico no Território da Toscana (Itália), e agora estamos aplicando aqui na Mantiqueira este conhecimento. A união de parceiros que já possuem ações na região surge para consolidar e tornar conhecido mundialmente o Território Mantiqueira como destino turístico”.
A Serra da Mantiqueira foi eleita em 2014, a 8ª Área Protegida Insubstituível da Terra, pela International for Conservation of Nature (União Internacional para Conservação), por seu ecossistema, fauna e flora com risco de extinção. Temos um patrimônio único e inigualável e com boas parcerias poderemos desenvolver um trabalho efetivo tanto no desenvolvimento turístico como no de preservação.