Olá, bem vindo(a), faça seu login ou cadastre-se.

Minha Conta

Minha Cesta

(19) 99932-1809
    Home > Noticias > Livro ensina crianças sobre espécies ameaçadas

Livro ensina crianças sobre espécies ameaçadas

08/06/2015 - Por Luciene de Assis - MMA


Lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o Livro Vermelho das Crianças alerta os leitores infantis sobre os problemas que afetam as espécies da fauna brasileira sob risco de extinção. O download é gratuito

Com base em pesquisas realizadas sob a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi lançado nesta sexta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Livro Vermelho das Crianças, especialmente preparado para alertar os leitores infantis sobre os problemas que afetam as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.


Editada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e preparada por Otávio Maia e Tino Freitas, a publicação propõe respostas para perguntas como:


a)   Você sabe o que é o Livro Vermelho?


b)   E uma espécie ameaçada?


c)   Como é feita a Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção?


d)   Quais são os principais riscos para a sobrevivência dos animais na natureza e o que pode ser feito para protegê-los?


Livro Vermelho das Crianças é uma publicação do Canal Ciência, portal de divulgação científica do Ibict, em cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Visa familiarizar as crianças com a temática que envolve a proteção da fauna brasileira ameaçada de extinção e popularizar a ciência como ferramenta para a conservação da natureza.




HISTORINHAS


O texto foi escrito em linguagem simples e os desenhos foram elaborados por 76 crianças de diversas regiões do Brasil, a maioria delas participantes do Concurso de Desenhos Infantojuvenis Animais em Perigo. O livro apresenta a fauna brasileira como protagonista de histórias capazes de despertar a afetividade no leitor e reforçar a relação de equilíbrio entre a fauna e o meio ambiente.


Os pequenos leitores encontram, nas 87 páginas da obra, as histórias de 50 bichos ameaçados de extinção no Brasil. Tem bate-papo entre Messi e Neymar no ninho da ararajuba; reflexões filosóficas da aranha-chicote, do peixe-boi-da-amazônia e do cágado Mesoclemmys; o discurso preocupado do rato Juscelinomys; a indignação de Justino, o tubarão-baleia; e os planos de Clodoaldo, a perereca-pintada, para conquistar uma namorada.


O texto desperta, ainda, a solidariedade, ao se deparar com a história do tamanduá-bandeira, vítima de bullying por ser banguelo, além de compreender por que o tatu-canastra é considerado o grande engenheiro da mata. A emoção brotará nas crianças, ao saberem que a ararinha-azul, extinta na natureza, está prestes a retornar ao seu habitat, a Caatinga baiana, deixando o céu daquelas paragens mais azul com seus voos coloridos.


Livro Vermelho das Crianças não será vendido e a versão eletrônica já está disponível gratuitamente para download. Clique aqui.



 

Mais notícias