Olá, bem vindo(a), faça seu login ou cadastre-se.

Minha Conta

Minha Cesta

(19) 99932-1809
    Home > Noticias > Municípios paulistas e mineiros unidos para o desenvolvimento do Turismo na Serra da Mantiqueira

Municípios paulistas e mineiros unidos para o desenvolvimento do Turismo na Serra da Mantiqueira

07/02/2017 - Por Elaine Pereira


Municípios paulistas e mineiros unidos para o desenvolvimento do Turismo na Serra da MantiqueiraLegenda: Da esquerda para direita primeira fila: Sr. Camilo Alberto Ribeiro da Silva - Prefeito de Marmelópolis (MG); Sr. Frederico Guidoni Scaranello - Prefeito de Campos do Jordão (SP); Sra. Madalena de Lurdes Morais - Chefe de Gabinete de Brazópolis (MG); Sr. Clodomiro Júnior - Prefeito de Santo Antonio do Pinhal (SP); Sr. Felipe Cintra - Presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão (SP). Segunda fila da esquerda para direita: Sr. Ricardo Pereira Azevedo - Prefeito de Cristina (MG) e vice-presidente da ADITM; Sr. Luiz Augusto da Silva - Vice-Prefeito de Maria da Fé (MG); Sr. Élcio Barbosa – Presidente da Câmara Municipal de Cristina (MG); Sra. Daniela de Cássia Santos Brito - Prefeita de Monteiro Lobato (SP) e presidente da ADITM e Sr. Wagner Silva Pereira - Presidente da Câmara Municipal de Brazópolis (MG).

 

A Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira (ADITM), primeira associação de prefeituras no Brasil que abrange dois Estados, São Paulo e Minas Gerais, iniciou 2017 com muito trabalho e com ótimas perspectivas para este ano.


A Associação fundada em 2005, como gestora do Programa Brasil Próximo, um convênio de Cooperação Internacional entre Brasil – Itália, teve a Região da Toscana como parceira direta. Foram 10 anos de trabalho conjunto com compartilhamento das boas práticas para o desenvolvimento do Turismo. Neste período ocorreram missões técnicas de italianos ao Brasil e da equipe gestora da ADITM à Itália.


A ADITM iniciou os trabalhos, na época, com 15 prefeituras associadas, que tinham como objetivo alavancar o Território Mantiqueira no percurso de Campos do Jordão (SP) à São Lourenço (MG) e incluir as cidades do Rio de Janeiro que estão situadas na Serra da Mantiqueira.


Concluído este Programa de Cooperação Internacional, a ADITM passou a ser gerida com recursos oriundos das prefeituras conveniadas. Na Assembleia Geral, realizada em 1/2/2017, na cidade de Campos do Jordão (SP), no Flat Hotel Palazzo Reale, a prefeita de Monteiro Lobato e presidente da ADITM, Sra. Daniela de Cássia Santos Brito, apresentou aos novos gestores municipais (Prefeitos, Secretários de Turismo e Presidentes de Câmaras Municipais, eleitos no pleito de 2016), a Associação e relatou a relevância de todo trabalho ocorrido durante estes 12 anos, do destaque que a ADTIM possui em âmbito estadual, federal e internacional, demonstrando que “estamos entrando na fase da colheita dos frutos e a participação dos municípios de forma conveniada e atuante é de suma importância para a continuidade das ações em prol do Território Mantiqueira”.


Além das cidades já conveniadas, outros municípios que foram fundadores da ADITM retornam este ano à entidade para unir forças para o desenvolvimento integrado do Território. Estão conveniadas as cidades paulistas de Campos do Jordão, Monteiro Lobato e Santo Antônio do Pinhal e as mineiras: Cristina, Gonçalves, Piranguinho, Piranguçu e Pedralva. Participaram também da assembleia as cidades paulistas de São José dos Campos/São Francisco Xavier, São Bento do Sapucaí e as mineiras: Brazópolis, Carmo de Minas, Maria da Fé e Marmelópolis. A entidade está aberta a novos convênios e pretende atender a proposta original de incluir cidades fluminenses.


Segundo o prefeito de Santo Antônio do Pinhal (SP), Sr. Clodomiro Júnior, “o trabalho da ADITM é importante pois as cidades trabalhando de forma integrada atraem mais turistas que poderão passar mais tempo em nossa região, conhecendo as várias cidades que compõem o Território Mantiqueira e assim propiciam a geração de empregos e renda nestes municípios”.


A ADITM tem como objetivo promover o desenvolvimento regional integrado, com base nos princípios de sustentabilidade, com foco no potencial turístico e nos setores correlatos, como cultura, meio ambiente e ruralidade, promovendo a economia, a inclusão social e o combate à pobreza; estimular a exploração sustentável dos recursos turísticos valorizando as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações artísticas e artesanais; as obras, objetos, documentos e Patrimônio Histórico Material e Imaterial; e a preservação do meio ambiente. Para tanto conta com a implantação do Observatório de Turismo que tem como objetivo levantar e criar dados que facilitem a adoção de políticas públicas e atraia investimentos por parte de empresários e a Agência de Comunicação e Promoção que visa a difusão da região em âmbito nacional e internacional.


Nesta oportunidade foi apresentada a proposta do Observatório de Turismo do Território Mantiqueira que está sobre a gestão de Jussara Rocha e as articulações para assinatura de convênios com a Itália e Portugal; as ações previstas para a Agência de Comunicação e Promoção pela gestora Elaine Pereira, que relatou a participação em eventos pela ADITM em 2016 e os previstos para 2017, a iniciar com o WTM – World Travel Market Latin America, principal evento de Turismo a ser realizado em abril no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, no qual a ADITM estará junto com a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) divulgando nossa região e o XIV Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta Summit Território Mantiqueira), o II Encontro Latino Americano de Ecoturismo e Turismo de Aventura, e o II EDITM – Encontro de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira, que ocorrerá aqui no Território Mantiqueira, de 30/9/2017 a 03/10/2017; entre outros.


A nova diretoria administrativa da ADITM foi apresentada, tendo como presidente a Prefeita de Monteiro Lobato (SP), Sra. Daniela de Cássia Santos Brito; como vice-presidente o Prefeito de Cristina (MG), Sr. Ricardo Pereira Azevedo; como tesoureiro o Prefeito de Santo Antônio do Pinhal (SP), Sr. Clodomiro Júnior e como secretária a Chefe de Promoções da Secretaria de Turismo de Campos do Jordão (SP), a Sra. Lúcia Frozino.


O período da tarde deste dia tão produtivo trouxe o lançamento do “Movimento Destino Mantiqueira”, idealizado pelo gestor executivo da ADITM, Rodrigo Ramos. Com objetivo de agregar parceiros que já estão trabalhando no Território, este Movimento terá como meta e desafio unir forças para trabalhar o desenvolvimento da Mantiqueira, com ações que beneficiem toda a região e consolide o Território. Esta rede estará sempre aberta para novas parcerias e trabalhará de forma horizontal, integrada e colaborativa. Foram apresentados os seguintes parceiros com falas de seus representantes: Convention & Visitors Bureau de Campos do Jordão e Região que está na gestão do Circuito Turístico Mantiqueira – por Roselaine Dantas; Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas – por Ricardo Bustamante; Consórcio Mantiqueira – por Clodomiro Júnior; Slow Food Mantiqueira – por Nelson Gonçalves Júnior; IDESTUR (Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural) – por Márcia Azeredo e SENAC São Paulo – por Jorge Duarte. Estiveram presentes também representantes do SENAC de Campos do Jordão, Guaratinguetá e Taubaté.


Para a presidente da ADITM, Sra. Daniela de Cássia Santos Brito, “este movimento é importante, pois a ADITM estudou durante 10 anos como se deu o desenvolvimento turístico no Território da Toscana (Itália), e agora estamos aplicando aqui na Mantiqueira este conhecimento. A união de parceiros que já possuem ações na região surge para consolidar e tornar conhecido mundialmente o Território Mantiqueira como destino turístico”.


A Serra da Mantiqueira foi eleita em 2014, a 8ª Área Protegida Insubstituível da Terra, pela International for Conservation of Nature (União Internacional para Conservação), por seu ecossistema, fauna e flora com risco de extinção. Temos um patrimônio único e inigualável e com boas parcerias poderemos desenvolver um trabalho efetivo tanto no desenvolvimento turístico como no de preservação.


Por Elaine Cristina Pereira (Mtb 15601/MG)
Gestora de Comunicação e Promoção da ADITM

 

Fotos e legendas:

Aditm 1_2_17 presentes 2Realizamos no dia 1/2/2017, a Assembleia Ordinária na cidade de Campos do Jordão/SP, no Flat Hotel Palazzo Reale. Estiveram presentes os Prefeitos e/ou Secretários de Turismo, das cidades paulistas de Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato, Campos do Jordão, São José dos Campos e das cidades mineiras de Brazópolis, Carmo de Minas, Marmelópolis, Cristina, Pedralva, Piranguinho e Maria da Fé, além de presidentes e vereadores de Câmaras Municipais e parceiros da ADITM. Nesta oportunidade foram apresentadas as ações para 2017, a posse da nova Diretoria Administrativa da ADITM e o lançamento do "Movimento Destino Mantiqueira".

Aditm 1_2_17 diretoria

A nova Diretoria Administrativa da ADITM, tomou posse em 1/2/2017, e está composta pela Prefeita de Monteiro Lobato (SP) Sra, Daniela de Cássia Santos Brito, como presidente; pelo Prefeito de Cristina (MG) Sr. Ricardo Pereira Azevedo, como vice-presidente; o Prefeito de Santo Antonio do Pinhal (SP) o Sr. Clodomiro Júnior, como tesoureiro e a Chefe de Promoções da Secretaria de Turismo de Campos do Jordão (SP) Sra. Lúcia Frozino, como secretária administrativa. Na foto da esquerda para direita: Sr. Clodomiro, Sra. Lúcia, Sra. Daniela e o Sr. Ricardo.

Aditm 1_2_17 gestores

Gestores Municipais presentes na Assembleia da ADITM. Municípios Paulistas e Mineiros unidos para o desenvolvimento da Mantiqueira!

Aditm 1_2_17 senac

Na Assembleia da ADITM contamos com a participação de gestores do SENAC Paulista das cidades de Campos do Jordão, Guaratinguetá, São Paulo, Taubaté. Grande parceria em prol da Mantiqueira!

Aditm 1_2_17 presidente

 

Mais notícias